Social Icons

Follow Us

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Parque Municipal de BH





Tá passando no centro da cidade? Que tal dar uma passadinha no parque municipal? A maioria das pessoas não conhece a história desse parque mais antigo que Belo Horizonte! Então, vou passar algumas informações.

História



O Parque foi inaugurado em setembro de 1897, portanto 2 meses antes de BH, o projeto de seus jardins são baseados no estilo romântico inglês e tinha o objetivo de ser o maior e mais bonito da América latina. Previa-se, também, a implantação de um cassino, um restaurante e um observatório metereológico.  
Antes de sua implantação, no espaço havia a Chácara do Sapo, cuja ilustre morador foi Aarão reis, engenheiro chefe da comissão construtora encarregada de planejar e construir a nova capital de Minas Gerais. E, em 1924, o governador do estado da época, transferiu a residência oficial do governo para o parque municipal.
Inicialmente, a área do parque era de 555 mil metros quadrados. Mas, a partir de 1905, houve um processo de urbanização da área destinada ao parque. Nessa área então foi construída a escola de medicina, o centro de saúde do estado, o teatro Francisco Nunes, o colégio Imaco. Hoje, de sua área original restam apenas 182 mil metros quadrados.

O que fazer ?



O parque é um lugar ideal para se exercitar, pois possui uma posta de caminhada e você pode desfrutar de uma enorme área verde bem no meio da selva de pedras. Além disso, o parque oferece equipamentos esportivos, brinquedos, quadra poliesportiva, pista de skate e quadra de tênis. No local há também, brinquedos eletrônicos como carrosel, roda gigante, pula-pula e o famoso minhocão (toda criança nascida em BH já brincou nele!). Os frequentadores podem, também, desfrutar dos passeios de burrinhos, o trenzinho, e tirar foto com os tradicionais lambe-lambes, que são parte da história consagrada desse parque.

O que se ver?



Além das diferentes espécies que compõem a fauna e a flora do local, o Parque também possui cerca de 14 monumentos fixos. Dentre eles estão quatro obras que homenageiam os fundadores de Belo Horizonte; a estátua feminina da Deusa das Águas; o busto de Anita Garibaldi; de Carlos Vaz de Carvalho; de Catullo da Paixão Cearense e de Flausino Rodrigues Vale. Adquirida no ano de 2008, a escultura de Vitória de Samotrácia, que retrata Atena Niké, a deusa grega da Vitória, é o monumento mais recente do local, e está localizada na pracinha próxima à Mãe Mineira. Dentre as esculturas do parque, também está o busto de Américo Renné Giannetti, uma homenagem ao responsável pela primeira grande obra de recuperação do Parque Municipal, realizada na década de 50, quando o Parque herdou o nome do ex-prefeito de Belo Horizonte. Sim, este é o nome oficial do parque!

Então vamos às informações úteis:

Localização: Avenida Afonso Pena, 1377.
Telefone: 32774162
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 6h às 18h



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text